Uma estratégia mercadológica recorrente é a de se apresentar como uma empresa social e ecologicamente responsável, mas como saber se esse discurso é verdadeiro? A Certificação B, por exemplo, é uma forma de apurar se a organização realmente adota práticas sustentáveis. Essa certificação foi desenvolvida pela B Lab, e é um movimento global que mede as ações de impacto socioambiental de uma empresa.
O Sistema B de Certificação possui algumas etapas: primeiro, a empresa que deseja começar o processo deve preencher um questionário (disponível no site da B Lab) com 200 perguntas, cada qual valendo um ponto. Para passar para a próxima fase, a organização deve obter, no mínimo, 80 pontos. Caso essa pontuação não seja atingida, melhorias são sugeridas, e é possível realizar o teste novamente. Passado isso, a empresa deve apresentar documentos oficiais e dados que confirmem a veracidade de suas respostas. Assim, a equipe do Sistema B e a organização devem fazer uma conferência de informações para que o processo seja finalizado.
Quando o selo é obtido, uma taxa anual referente ao faturamento da empresa é cobrada. O valor mínimo da quantia é de US$ 500,00 para faturamentos de até US$ 149.999,99. Ainda, para que a empresa se mantenha nos padrões do Sistema B, a cada três anos deve passar por um processo de recertificação.
Se você está pensando em obter o seu certificado, é muito possível que sua empresa esteja elegível para a Certificação como Empresa B. Negócios que não estejam alinhados aos conceitos de responsabilidade socioecológica, como a indústria bélica, estão de fora. Ainda, a empresa deve ter, pelo menos, um ano de funcionamento, para que as ações dos anos anteriores sejam avaliadas.