Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal.
O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
Vamos abordar aqui os 17 objetivos na íntegra, para que você conheça melhor.
O Objetivo 1fala sobre acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Em um mundo confrontado pelos crescentes desafios para o desenvolvimento, a Agenda 2030 reconhece que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é o maior desafio global para atingirmos o desenvolvimento sustentável. Por isso, a grande prioridade do desenvolvimento sustentável deve ser os mais pobres e vulneráveis: ninguém será deixado para trás!
O Objetivo 2trata sobre acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Para alcançar este objetivo, é necessário promover práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar, do acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado.
O Objetivo 3pretende assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Os ODS propõem metas integradas que abordam a promoção da saúde e bem estar como essenciais ao fomento das capacidades humanas.
O Objetivo 4 é assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O Objetivo 5alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
O Objetivo 6 é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
O Objetivo 7trata do acesso às diferentes fontes de energia, principalmente às renováveis, eficientes e não poluentes. A preocupação mundial com a energia segura e com a preservação ambiental culminou, em 2002, com a criação da unidade de Energia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a temática. Trata-se de um ODS que interliga diferentes níveis de poder: a energia é fundamental para a vida cotidiana, mas também para a produção industrial global.
O Objetivo 8é o que tem como centro o mundo do trabalho e do desenvolvimento econômico. A revitalização econômica contribui para criar melhores condições para a estabilidade e a sustentabilidade do país. É possível promover políticas que incentivem o empreendedorismo e a criação de empregos de forma sustentável e inclusiva.
O Objetivo 9trata, principalmente, do desenvolvimento da indústria, da inovação e da geração de valor. Para tanto, a infraestrutura é questão básica de suporte. Aqui, ela deve ser entendida de modo amplo, que vai desde a construção e manutenção de portos, aeroportos, ferrovias, terminais para escoamento da produção, até parques de inovação, passando por atendimento de redes de telecomunicações.
O Objetivo 10 redução da desigualdade entre e dentro dos países é o tema deste ODS. Para tanto, é necessário assegurar renda às populações mais pobres, promover a inclusão social e política e adotar políticas de proteção salarial. Medidas institucionais, como a eliminação de leis discriminatórias e a promoção de leis adequadas fazem parte do caminho para a redução das desigualdades.
O Objetivo 11cidades mais inclusivas, seguras, sustentáveis e resilientes a desastres ou a eventos incomuns são as metas deste objetivo, conhecido como ODS das cidades.
O Objetivo12aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais, reduzir o desperdício de alimentos, manejar resíduos químicos de maneira responsável.
O Objetivo 13trata da necessidade de tomar medidas urgente para combater mudanças climáticas e seus impactos negativos.
O Objetivo 14nos lembra a importância da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
O Objetivo 15fala da vida terrestre e nos lembra a importância de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas.
O Objetivos 16 Paz, justiça e instituições eficazes é fundamental para construção de um mundo menos desigual. Precisamos promover sociedades pacíficas, proporcionando acesso à justiça e assegurando que nossas instituições atendam aos interesses dos cidadãos.
O Objetivo 17assegura a importância de fortalecer os meios de implementação e a necessidade de revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Reconhecemos a importância de cada um desses objetivos e convidamos você a embarcar nessa jornada.
Abrace a Agenda 2030 e seja um promotor dos ODS.